Home / Destaque / A creatina e o aumento da queda de cabelo
como-evitar-queda-de-cabelo1

A creatina e o aumento da queda de cabelo

A creatina é um suplemento muito popular entre atletas que desejam melhorar seu desempenho. Ela ajuda os músculos a liberar energia e atrasa a fadiga muscular, auxiliando na circulação de adenosina trifosfato (ATP) no corpo, substância que armazena e transporta a energia nas células.

O fígado produz creatina naturalmente, aproximadamente dois gramas por dia, além de ser possível obtê-la ao comer carne. A creatina é armazenada nos músculos, e seu excesso é removido pelos rins; no entanto, existem efeitos colaterais em potencial quando se toma esse suplemento.

Segundo a dermatologista Isabella Redighieri, a creatina pode resultar em queda de cabelo. A edição de setembro de 2009 do Clinical Journal of Sports Medicine relata que, após sete anos de ingestão de creatina, os níveis de dihidrotestosterona (DHT) aumentaram em 56% entre os participantes do estudo. “O DHT é um andrógeno, como a testosterona, e é o culpado pela queda de cabelo”, revela a médica.

A creatina é um ácido orgânico que fornece energia aos músculos. “Quando o suplemento é ingerido, os níveis de DHT aumentam. Quando essa substância chega aos folículos capilares, ela evita que vitaminas, nutrientes e minerais também possam chegar a eles, o que faz com que o cabelo enfraqueça e fique quebradiço, resultando na queda” afirma Redighieri.

“O uso desses produtos para aumentar a desempenho na academia como shakes, barras de proteínas, creatina, hormônios, anfetaminas e medicamentos como antidepressivos podem levar à queda de cabelo crônica e calvície. Por isso é muito importante ter um acompanhamento médico”, disse Isabella.

Outros riscos de se tomar creatina são: aumento de peso, náusea, diarreia e cãibras no estômago e nos músculos. O ganho de peso ocorre por causa da retenção de água e não por aumento da massa muscular. Quando a água é drenada para os tecidos de outras partes do corpo, pode haver desidratação.

 

Confira Também

Female doctor giving an injection to a patient

Pacientes com câncer não podem tomar vacina de febre amarela  

  Com o recente surto de febre amarela em Minas Gerais, afetando diretamente o Espírito ...