Home / Saúde Bucal / A importância da limpeza dos dentes
image003 (1)

A importância da limpeza dos dentes

A nossa alimentação do dia a dia sempre deixa restos de comida alojados nas cavidades da arcada dentária – entre os dentes e em suas bases, próximas à gengiva, o que com o tempo podem causar bactérias, formando a placa bacteriana.

Segundo a ortodontista Carolina Brioschi, essa placa pode conter até 400 espécies de micro-organismos que vão formando uma massa dura com o passar do tempo que se instala na margem gengival e no interior do sulco gengival.

“As bactérias que causam a gengivite estão presentes naturalmente em nossa boca, não é possível livrar-se delas, por isso é importante realizar a limpeza bucal de maneira eficiente. Se não for adequada, com boa escovação e uso de fio dental corretamente, o acúmulo da placa bacteriana pode comprometer a estabilidade do dente e consequente perda”, explica Brioschi.

A ida regular ao dentista é importante para evitar o acúmulo das placas bacterianas e realizar uma limpeza eficiente para retirada de tais placas, que pode ser feita manualmente utilizando-se instrumentos próprios para isso.

Durante ou após a limpeza pode ocorrer sangramento, o que é normal, pois em alguns casos, há microferimentos na gengiva que ocorre pela remoção da placa bacteriana. O sangramento cessa em alguns dias, mas se persistir volte ao dentista para uma avaliação.

Manter a saúde bucal em dia é algo extremamente importante para evitar diversos problemas odontológicos, segundo o dentista Gerson Braga. Muitas pessoas não sabem, mas a limpeza dentária realizada em consultório pode fazer a diferença, mandando pra longe problemas como tártaros, cáries e gengivite.

Uma limpeza profunda feita por um profissional especializado remove completamente a placa bacteriana acumulada, além de deixar os dentes mais claros e saudáveis. “O ideal é realizar o procedimento pelo menos a cada seis meses, evitando eventuais problemas”, conta Braga.

“Para evitar a placa bacteriana é necessário ter uma excelente escovação dos dentes, sem abrir mão do fio dental. Para deixar a higienização completa, alguns dentistas aconselham a utilização de enxaguantes bucais que possuem flúor em sua formulação. Mas atenção: o enxaguante deve ser usado no máximo uma vez ao dia, para evitar fluorose”, enfatiza Carolina.

Confira Também

Carina Altoé

Saúde bucal: cuidado desde a infância

Os cuidados com a saúde começa desde bem pequeno, mas a higiene bucal também deve ...