quarta-feira , março 20 2019
Home / Nutrição / A importância do cálcio na prevenção a osteoporose
osteocostas_shutterstock_81292780

A importância do cálcio na prevenção a osteoporose

A osteoporose é um transtorno diretamente ligado à perda de cálcio, redução na massa óssea e por uma condição que leva ao enfraquecimento dos ossos, podendo ocorrer fraturas. Ela atinge milhões de pessoas no mundo e seus sintomas são silenciosos.

A prevenção da osteoporose pode começar desde cedo, já que é na fase de crescimento que ocorre o pico da massa óssea. A alimentação é muito importante para a construção de uma massa óssea forte e saudável, que servirá mais tarde como base sólida, diminuindo as chances de desenvolver osteoporose.

Além de uma alimentação inadequada em cálcio, alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver a osteoporose, entre eles, hereditariedade, falta de exercícios regulares, sexo feminino, menopausa, ingestão de bebida alcoólica, fumo, entre outras.

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo, sendo 98% nos ossos, 1% nos dentes e o 1% restante nos tecidos. Ele é essencial para inúmeros processos metabólicos e fisiológicos. As necessidades de cálcio variam em função da idade, sexo, raça, bem como durante a fase de crescimento, adolescência, gravidez e lactação. Sua absorção não depende somente da quantidade ingerida, e sim de inúmeros outros fatores como a ingestão de doses corretas de Vitamina D, de proteínas e do correto equilíbrio hormonal. As principais fontes de cálcio são: leite e derivados, brócolis, couve, feijão branco, sardinha, gergelim etc.

Confira Também

exame_blog2

Pela saliva, exame diz qual a melhor dieta para emagrecer

Estresse, cansaço e insônia, esses problemas de saúde têm acometido pessoas cada vez mais jovens ...