Home / Nutrição / Alimentação Saudável / Agrotóxicos? Não, obrigada
8c85ef46d28a794f_eating.xxxlarge_2x

Agrotóxicos? Não, obrigada

Desde 2008 o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial no consumo de agrotóxicos. Alarmante, não é?

E só piora.

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – fez um levantamento em 3.062 amostras de 25 culturas vegetais, que estão sendo monitoradas desde 2011, e 32% estavam insatisfatórias para o consumo.
Para você ter uma ideia é como você consumisse 5 litros de veneno por ano. Segundo o Dossiê Abrasco, alerta sobre impacto dos agrotóxicos na saúde, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados e mais da
metade dos agrotóxicos utilizados no Brasil, são banidos nos Estados Unidos e na União Européia.
O uso desses agrotóxicos são responsáveis, em 2008, por 63% das 57 milhões de mortes declaradas no mundo e por 45,9% do volume global de doenças.
Uma boa alternativa são os alimentos orgânicos, pois são mais seguros e não possuem agrotóxicos, porém são mais caros, estando disponível somente para 30% da população. As feiras de alimentos orgânicos são fiscalizadas rigorosamente, o produtor passa por fiscalizações esporádicas que precisa comprovar a origem do seu produto.

Porque a ANVISA e o Governo não proíbem o uso desses agrotóxicos, como em outro países? Simples, dinheiro. Existem processos sendo analisados desde 2006 e a produção desses agrotóxicos enriquecem milhares de produtores agrícolas. No meio de tanta informação, como podemos garantir a qualidade dos alimentos que vão para nossa mesa?

Se você não tem acesso ao alimento orgânico, se a correria do dia a dia não te possibilita ir as feiras orgânicas, você não precisa ficar tão preocupado. Alguns procedimentos, indicados pela ANVISA, podem ajuda -lo:
1. Lave tudo, bem lavado, em água corrente. Assim você tira todas as impurezas, visíveis a olho nu. Além disso, ajuda a diminuir o agrotóxico presente neles. Sim, eu disse ajuda, infelizmente ele não vai sair. Ele vai diminuir lavando em água corrente, se você colocar de molho não será tão eficaz.
2. Coloque os alimentos de molho com água sanitária, depois que você lavou em água corrente você deve deixar de molho por 10min. Indica-se que para cada litro de água você deve utilizar uma colher de água sanitária. Esse procedimento serve para matar bactérias e parasitas presentes nos alimentos.
3. Enxague muito bem, em água corrente, assim você retira toda água sanitária dos alimentos e agora sim eles estão prontos para serem consumidos.
Dessa forma você consome menos agrotóxico, mas isso não é 100% garantido, lembre-se que quanto mais natural e orgânica for sua alimentação, melhor para sua saúde.

Confira Também

Escondidinho de Carne Seca

Como congelar os alimentos e preservar os nutrientes

Congelar os alimentos ou deixá-los semiprontos se tornou uma prática muito comum, sem falar que ...