quarta-feira , março 20 2019
Home / Saúde / Alzheimer
alz

Alzheimer

Conheça um pouco mais e ajude sua família a se prevenir ou se cuidar desse mal do século.

O que é a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer ou DA é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos.

O que causa a doença?

O que sabemos são os fatores de risco para a DA: Idade, historia familiar positiva para DA, baixo nível escolar educacional e gênero feminino, hipertensão arterial, tabagismo, entre outros.

Quais são os sinais e sintomas?

Atenção anormal, perda da memória recente, distúrbio da linguagem, diminuição de realizações de Atividades da Vida Diária (AVD) como: se alimentar, tomar banho se vestir e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD), como: gerenciar o seu próprio dinheiro, limpar a casa, fazer compras, controlar seu medicamento e outros, mudanças da personalidade, perda da iniciativa, etc.

São homens ou mulheres os mais afetados?

A maior prevalência da DA é na população feminina.

Como a doença é tratada?

As metas primárias do tratamento da DA são melhorar qualidade de vida e promover o mais alto grau de autonomia factível pelo maior tempo possível em cada um dos estágios da doença. O tratamento é focado para reduzir o ritmo de progressão da doença e dependência funcional. O tratamento inclui abordagens não-farmacologicas e farmacológicas combinadas ou isoladas.

Em que idade a doença se manifesta?

A DA se inicia frequentemente após os 60 anos de idade.

Como a doença é diagnosticada?

O diagnostico é clinico. Através de déficits múltiplos manisfestados concomitantemente por: comprometimento da memória (incapacidade para aprender informações novas) e mais um dos distúrbios cognitivos como: afasia, agnosia e outros) Não é um diagnóstico definitivo e sim provável.

Existem fases ou estágio na doença de Alzheimer?

Sim.

FASE INICIAL: Dura em média de 2 a 3 anos é caracterizada por sintomas vagos e difusos que se desenvolvem insidiosamente – O comprometimento da memória é, em geral, o sintoma mais proeminente e precoce.

FASE INTERMEDIÁRIA: Cuja a duração varia entre 2 a 10 anos, é caracterizada por deterioração mais acentuada dos déficits de memória e aparecimento de sintomas focais (distúrbios de linguagem).

FASE AVANÇADA: Com duração de 8 a 12 anos, e no estágio terminal, todas as funções cognitivas estão gravemente comprometidas (com dificuldades para reconhecer faces e seu espaço familiar. Pacientes são totalmente dependentes com perda das suas AVD.

A doença tem cura?

Enquanto não nos é possível conhecer melhor a sua etiopatogênesee descobrir tratamentos curativos orientados para o mecanismo fisiopatológico da DA, o melhor é fazer um diagnóstico precoce e preciso, para um tratamento imediato, acompanhado por uma equipe interdisciplinar, o envolvimento da família e dos grupos de apoio.

Confira Também

Melatonina.sono

Melatonina é vendida em farmácia de manipulação no Estado

A comercialização foi autorizada pela Justiça por meio de uma liminar que libera a importação ...