Home / Destaque / Os benefícios do Ballet Fitness
Ballerina stretching
Ballerina stretching

Os benefícios do Ballet Fitness

Uma ótima alternativa para quem quer perder peso, o ballet fitness vem ganhando cada vez mais espaço nas academias e hábitos de quem treina. Veja as vantagens dessa modalidade que também tonifica e fortalece o corpo, sem contar no ganho emocional e psicológico.

O Ballet fitness é uma modalidade de aula que objetiva a boa forma, o emagrecimento ou manutenção de boa estrutura corporal.

As aulas de ballet fitness associam os belos passos técnicos do ballet clássico com outros exercícios como, abdominais, agachamento e flexões. Indicado para as mulheres que desejam ter um corpo definido, mas não apreciam fazer musculação.

Criação da professora Betina Dantas há mais de duas décadas, essa modalidade consegue trazer uma correção postural, além de permitir que o corpo fique longilíneo. Também promove melhora do tônus muscular, da respiração, da flexibilidade e do equilíbrio.

As aulas são muito prazerosas e ainda favorecem a memorização, auxiliam a adquirir mais agilidade, alongam os músculos, alinham o corpo e reforçam os músculos abdominais e lombares.

Como acontece uma aula de ballet fitness

As aulas de ballet fitness geralmente se iniciam ao som de música calma. Nesse momento são executados exercícios que favoreçam o alongamento. Após essa etapa, são executados, na barra, movimentos advindos do ballet clássico. Os exercícios abdominais são inseridos, após os participantes já estarem bem aquecidos e adaptados ao ritmo da aula.

Pode-se haver o uso de elásticos e bolas, característica que demonstra estreita relação com as técnicas do Pilates nessa modalidade de ballet desenvolvido por Betina Dantas. Os movimentos ritmados estarão presentes na terceira parte da aula de ballet fitness, onde há espaço para o desenvolvimento da flexibilidade, do condicionamento físico e aperfeiçoamento da memória.

Ballet fitness e emagrecimento

Para quem quer perder peso, recomenta-se realizar aulas mais agitadas e com ritmos mais intensos. Além de perder peso, há tonificação e fortalecimento do corpo. O gasto calórico na realização de aulas de ballet fitness é de 500 calorias em média por aula. As aulas apresentam duração variável de 45 a 60 minutos, com frequência de 2 a 3 vezes na semana. Alunos iniciantes devem optar por começar mais devagar, com ritmos mais lentos ou medianos, para depois obterem condicionamento físico para as aula de ballet fitness mais agitadas.

Para participar das aulas de ballet fitness não há contra indicações, podendo pessoas acima dos 12 anos praticar sem nenhum impedimento.

 

Ballet fitness – onde encontrar?

As aulas de ballet fitness são oferecidas em estúdios de dança e em academias em todo país. Essa modalidade de ballet agradou a muitas pessoas e por isso, está amplamente absorvida pelas academias e estúdio de danças.

É importante que a aula seja conduzida por um profissional especializado, para evitar possíveis lesões. Movimentos feitos erradamente podem prejudicar a postura, causar danos aos músculos e lesões. A dança deverá ser feita de forma segura e consciente.

Para participar das aulas de ballet fitness não há exigência do uso de sapatilhas de ponta, mas poderá ser utilizada caso a aluno prefira. As sapatilhas devem ser confortáveis para não impedir a realização dos movimentos.

A hidratação durante as aulas é fundamental, porque há muita perda de líquidos. As roupas usadas devem ser confortáveis, que permitam a amplitude dos movimentos e não retenham a transpiração.

Praticar o ballet fitness lhe proporcionará fugir de treinos com exercícios monótonos e repetitivos e proporcionará fazer atividades físicas com músicas agradáveis e ambiente diferenciado.

Confira Também

Female doctor giving an injection to a patient

Pacientes com câncer não podem tomar vacina de febre amarela  

  Com o recente surto de febre amarela em Minas Gerais, afetando diretamente o Espírito ...