segunda-feira , março 18 2019
Home / Saúde Bucal / Saúde bucal: cuidado desde a infância
Carina Altoé

Saúde bucal: cuidado desde a infância

Os cuidados com a saúde começa desde bem pequeno, mas a higiene bucal também deve ser um hábito na vida de crianças e bebês. Tudo começa após os quatro meses de vida, pois até essa idade os bebês estão protegidos a parti dos anticorpos existentes no leite materno. Quem afirma isso é a dentista Carina Altoé, que ainda revela que, a partir do quinto mês é necessário fazer a higienização da gengiva. “Parece estranho, mas é importante que seja feita essa higienização a partir dessa idade da criança. Para isso, é necessário molhar com água filtrada uma gaze ou uma fralda limpa e passar na gengiva, bochecha e céu da boca”, revela.

Carina Altoé 2

Esse momento é recomendado que seja feito na hora do banho, porque a criança associa isso a uma rotina. Além disso, a especialista ainda afirma que, aos seis meses começam a nascer os dentes da frente e é necessário fazer o mesmo processo com a fralda, mas, desta vez, é preciso passar o tecido também nos dentes. Já quando os primeiros molares – dentes de trás – nascerem aí sim pode-se fazer o uso da escola e creme dental. “Isso acontece entre 14 e 18 meses de vida e os pais podem fazer uso daqueles cremes dentais infantis, porque tem o gosto mais doce, mas é preciso ficar atento para a quantidade, que não deve passar da medida de um grão de arroz cru e a escova precisa ser macia e ter a base arredondada”, comenta Carina que ainda revela que depois dos seis anos a criança pode usar creme dental de adulto.

Outro ponto que a dentista salienta é da necessidade de ficar atento à quantidade de flúor que o creme dental deve conter: de 1000 a 1100 PPM. Além disso, Carina Altoé lembra que é preciso fazer o acompanhamento com um dentista desde o pré-natal e, depois que a criança nasce, a ida a um profissional deve ser com uma frequência de seis em seis meses.

“Todas essas etapas devem ser feitas para que a criança não tenha medo de ir ao dentista e o mais importante é que ela tenha uma rotina diária de higienização bucal, pois isso diminui drasticamente problemas futuros”, conclui a especialista.

Confira Também

dor_dente

Afta: um incômodo doloroso

Doloridas e pequenas as aftas não tem solução definitiva. Há de convir que elas incomodam ...