segunda-feira , março 18 2019
Home / Velocidade / Quase cinquentão: Camaro vai ganhar série especial comemorativa
Camaro (Edição 50 anos) Capa

Quase cinquentão: Camaro vai ganhar série especial comemorativa

Já vai distante o ano de 1966, quando o Chevrolet Camaro chegou às lojas dos Estados Unidos. Prestes a completar meio século de história em setembro, o Camaro virou sucesso na América, sendo até hoje símbolo da cultura norte-americana. Para comemorar os 50 anos no mercado, a GM lançará uma série especial do cupê com uma lista de equipamentos e detalhes exclusivos. A festa de aniversário é daqui a dois meses, a versão comemorativa, entretanto, somente chegará aos Estados Unidos no ano que vem (como linha 2017). A notícia triste para quem mora no Brasil é que a GM ainda não tem uma posição oficial sobre a chegada do cupê por aqui. Mas isso não é motivo para desanimar. É possível que o carro seja mostrado no Salão do Automóvel no mês de novembro, em São Paulo.

As seis gerações do Camaro:

Primeira Geração (1967-1969)

Chevrolet Camaro de 1968. Foto: Divulgação
Chevrolet Camaro de 1968. Foto: Divulgação

A ideia era criar um carro para concorrer com o Ford Mustang e fazer tudo o que o Corvette era capaz, mas por um preço mais em conta. O primeiro Camaro é considerado um dos mais aclamados. Uma das principais inovações foi o subchassi dianteiro, isolado do monobloco por seis coxins de borracha.

Segunda Geração (1970-1981)

Chevrolet Camaro Segunda Geração
Legenda: Chevrolet Camaro de 1968. Foto: Divulgação.

Foi a mais longeva. O carro ficou maior e com interior mais recuado, deixando mais evidente o longo capô e a traseira curta.

Terceira Geração: 1982-1992 

Chevrolet Camaro Terceira Geração
Legenda: Camaro de 1970. Foto: Divulgação.
A tendência futurista presente na década de 80 influenciou a terceira geração do Camaro. A suspensão dianteira ficou moderna, com um visual mais quadrado e com tampa traseira com vidro curvo.

Quarta Geração: 1993-2002

Terceira Geração, Camaro de 1982. Foto: Divulgação.
Terceira Geração, Camaro de 1982. Foto: Divulgação.
Visual marcado por diversos elementos da geração anterior, o Camaro dessa época tinha linhas bem mais arredondadas e aerodinâmicas. Ganhou algumas melhorias no chassi e também propulsores de maior potência.

Quinta Geração: 2010-2015

Chevrolet-Camaro Quinta geração
Chevrolet Camaro 1993. Foto: Divulgação.

Estiloso e retrô. Com linhas inspiradas na primeira geração, o carro ganhou ainda mais popularidade. O Camaro superou o Mustang nas vendas por meia década e deixou os apaixonados por carros ainda mais fascinados pelo novo visual: grande capô, grade com os faróis integrados e as quatro lanternas retangulares.

Sexta Geração: 2016

Chevrolet Camaro Sexta Geração
Chevrolet Camaro 2009. Foto: Divulgação.

 

Apresentado em maio do ano passado, o desenho retrô permaneceu, mas ganhou toques modernos. Por ter a plataforma mais leve e  novos motores, o Camaro tenha levou o prêmio de carro do ano de 2016 pela revista americana Motor Trend.

De volta para o passado

Ford F-100 1973
Ford F-100 é um dos modelos que estará na exposição de veículos antigos. Foto: Criar Comunicação.
 
“Recordar é viver”. A máxima também serve para pessoas que não vivenciaram determinada época, mas que estabelecem uma relação com elementos do passado. Para quem quer lembrar e conhecer os veículos clássicos que marcaram décadas e mais décadas, uma exposição reunirá mais de 90 modelos exclusivos durante o 1º Encontro Alphaville Jacuhy de Veículos Clássicos, na Serra. Vale a pena ressaltar que evento acontecerá no dia 20 de agosto (sábado), das 9 às 19h, no Estacionamento do Clube Alphaville Jacuhy, com entrada gratuita.

Confira Também

Novo-HB20-Ocean-

Novo HB20 faz homenagem às praias brasileiras

Inspirado numa das maiores riquezas do Brasil, as belas praias, a Hyundai criou o HB20 ...