Home / Exercícios / CAMINHAR OU CORRER?
shutterstock_134140520

CAMINHAR OU CORRER?

Para aqueles que querem começar ou estão iniciando a fazer alguma atividade física, há sempre uma dúvida sobre caminhar ou correr. Algumas pessoas, que estão mais sedentárias, não conseguem inicialmente a correr. Outras não estão acostumadas com a corrida, mas nada que inseri-la no planejamento do treino físico, para aos poucos ir criando hábito e o gosto. Há ainda situações nas quais o atleta gosta tanto de correr e caminhar. Escolher uma dessas práticas de atividades cardiovasculares tem a ver com o estilo da pessoa e qual seu objetivo. Ou seja, essa decisão é bem pessoal. De qualquer forma, trazemos aqui as vantagens da caminha e da corrida, para que possa ajudá-lo(a) a escolher uma ou, por que não, praticar as duas.

 

Não se esqueça que antes mesmo de escolher uma outra, é necessário consultar um médico, verificar como está sua saúde e fazer uma avaliação física. Seja corrida ou caminhada, lembre-se também de escolher o tênis apropriado para atividade. Fazer um planejamento de corrida, começando com trotes intervalados com caminhada e/ou corrida, também é importante. Um aliado pra fazer essas atividades é o monitor cardíaco. Além disso, você também pode usar a seu favor a tecnologia. Há alguns aplicativos com os quais é possível marcar os quilômetros percorridos em determinado tempo durante o seu treino. Dessa maneira, poderá ver sua evolução.

Benefícios da caminhada

Diferente do que algumas pessoas possam pensar, caminhar tem tantas vantagens quanto correr. Se não fosse assim, os médicos não a recomendariam. Não é mesmo?

Nesse sentido, a caminhada ajuda no emagrecimento; pode reduzir a gordura abdominal; melhora o condicionamento físico e o fôlego; pode contribuir para prevenção de doenças; melhora a qualidade do sono e a disposição; auxilia no fortalecimento do coração; contribuir para fortalecer os ossos; também melhora os sintomas da depressão e combate a ansiedade e o estresse; ajuda a reduzir os inchaços no corpo e melhora a circulação sanguínea; e melhora a postura corporal.

Essa atividade física é indicada para quaisquer pessoas, independentemente da idade. Mas é principalmente recomendada para os iniciantes, que depois de se adaptarem podem também correr. Aconselha-se a caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias ou, pelo menos, três vezes na semana. Se está a tempos planejando a caminhada, mas ainda não teve coragem; trazemos algumas sugestões para que você tome coragem e começo ainda hoje a se exercitar!

 

Dica 1: Adapte a caminhada às suas preferências. Se gosta de atividades ao ar livre, procure um parque próximo de sua casa ou trabalho. Se prefere um espaço fechado e refrigerado, que tá a academia? Ou o espaço fitness do seu condomínio ou edifício residencial. Se puder investir um pouco mais, pode também comprar sua esteira No entanto, só o faça se tiver disciplina suficiente para utilizar a esteira diariamente. Pois os preços desse equipamento são altos. Além disso, se gosta de animais, por que não levar seu cãozinho para passear na orla ou no parque? A ideia é investir em “elementos” que possam te ajudar a se motivar para a atividade. Nesse sentido, algumas sugestões de “motivação”: um(a) amigo(a); usar a tecnologia (fones sem fio; música no celular).

Dica 2: Tenha disciplina. Evite faltar. Depois que “pegou o ritmo”, se você começar a faltar, isto pode contribuir para ficar desmotivado e arranjar desculpas para não caminhar mais.

Dica 3: Alongue-se sempre antes e depois da caminhada.

Dica 4: Hidrate-se! Preferencialmente leve sempre água. Se for consumir isotônico, tome cuidado, pois há vários que possuem grande concentração de sódio.

Dica 5: Use roupas leves e um tênis confortável e adequado para sua pisada.

Dica 6: Evite fazer essa ou qualquer outra atividade física sem se alimentar.

Dica 7: Evolua sempre! Ou seja, depois de um tempo você percebe que pode aumentar o ritmo e até mesmo começar a correr. Por isso, nada de se acomodar!

shutterstock_255001651

Benefícios da corrida

Correr é outra atividade cardiovascular que tem várias vantagens para saúde e bem-estar. Além das vantagens da caminhada, entre alguns dos benefícios da corrida também estão: perder e manter o peso; contribuir para desenvolvimento dos músculos. Para se preparar para correr, separamos algumas dicas especiais!

 

Dica 1: Comece devagar. Intercale corrida, trote e caminhada.

Dica 2: Faça um planejamento de corrida.

Dica 3: Alimente-se bem, antes e depois da corrida. Pois, essa atividade física demanda mais energia que a caminhada.

Dica 4: Para melhorar o desempenho, faça exercícios para fortalecer a musculatura.

Dica 5: Saiba qual é sua pisada e compre um tênis adequado para ela, bem como um que tenha sistema de amortecimento.

Confira Também

treino-funcional-o-que-e

Treinamento funcional emagrece e deixa o corpo mais definido

Para quem está cansado de ficar horas e horas fazendo exercícios chatos, uma boa opção ...