segunda-feira , março 18 2019
Home / Saúde / Câncer de pulmão é o tipo que mais mata no mundo
consulta

Câncer de pulmão é o tipo que mais mata no mundo

29 de agosto: no Dia Nacional de combate ao fumo é fundamental lembrar que o câncer de pulmão ainda é o tumor que mais mata no mundo e pode ser evitado
Com milhares de novos casos a cada ano, o câncer de pulmão continua sendo um dos tumores malignos mais comuns e também o que mais mata no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de casos são diagnosticados anualmente.
Apesar de ser um tipo de câncer bem comum e causar muitas mortes, o câncer de pulmão é uma doença que pode ser evitada. De acordo com a oncologista da Medquimheo Layla Torres, o consumo de tabaco está diretamente associado a casos que envolvem este tipo de tumor, vício que atinge um terço da população mundial adulta.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a última estimativa mundial revela uma incidência de 1,82 milhão de novos casos no ano de 2012, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres.
Diagnóstico
Na maioria das vezes, os sintomas do câncer de pulmão aparecem apenas quando a doença já está em estado avançado. Por conta disso, poucos casos são descobertos na fase inicial. “Os sintomas decorrentes deste tipo de caso são tosse, escarro com sangue, falta de ar, dor no tórax e inflamação nos brônquios”, explica a oncologista.
Tratamento
O tratamento é definido de acordo com o tipo e estádio do câncer. Layla Torres explica que os principais recursos utilizados no tratamento são: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. “Apesar de ser uma doença grave e de grande agressividade, atualmente os pacientes com câncer de pulmão têm muitas alternativas para tratar a doença ou pelo menos aliviar os avanços”, comenta a especialista.
Prevenção
85% dos pacientes que desenvolvem o câncer de pulmão são fumantes. Embora existam alguns poucos casos de pessoas que têm a doença por causas genéticas, o cigarro ainda é a maior causa do tumor que mais mata no mundo. A prevenção é simples: não fumar. “Hábitos de vida saudável, alimentação balanceada e prática de exercícios físicos também contribuem para a prevenção do câncer de pulmão”, explica Layla Torres.

Confira Também

Melatonina.sono

Melatonina é vendida em farmácia de manipulação no Estado

A comercialização foi autorizada pela Justiça por meio de uma liminar que libera a importação ...