Home / Corpo e Rosto / COLÁGENO HIDROLISADO
shutterstock_118681324

COLÁGENO HIDROLISADO

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO COLÁGENO HIDROLISADO

Ajuda na perda de peso, contribui para a melhoria dos cabelos, unhas e da pele. Estes são alguns benefícios do colágeno hidrolisado. Mas, afinal de contas, o que é colágeno? No que ele difere do colágeno hidrolisado?

Colágeno x Colágeno hidrolisado

Essa substância é uma proteína de origem animal e é responsável pela elasticidade dos tecidos do corpo. Além disso, faz parte da constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, mantendo as células firmes e unidas.

Já o colágeno hidrolisado, um tipo especial de gelatina, contém os aminoácidos essenciais como a glicina e a prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Além dos benefícios do colágeno, esse tipo especial também tem efeito regenerativo em ossos e articulações. Ele também é mais eficaz para manter a firmeza da pele, pois apresenta uma maior concentração de colágeno puro, bem como é totalmente absorvido pelo organismo. Por essas vantagens, o colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar usado para firmeza da pele, assim como para evitar a flacidez, rugas e linhas de expressão.

Benefícios do colágeno hidrolisado

Ademais das vantagens quanto ao processo de envelhecimento, por ter essas funcionalidades o colágeno hidrolisado também é indicado para ajudar no tratamento da celulite, melhorar a sustentação da pele, para o fortalecimento das unhas e cabelos, potencializar a elasticidade da pele, bem como auxilia na saciedade, por isso, ajudando a emagrecer. Ou seja, não é que o colágeno emagrece, mas o que ocorre é a sensação de saciedade, pois a proteína permanece mais tempo no estômago e, assim, é digerida por muito tempo.

Especificamente no que diz respeito as vantagens do colágeno para a pele, pode-se destacar a hidratação, a velocidade da reposição celular, a tenacidade, a elasticidade, a conectividade e a ancoragem entre os tecidos adjacentes. Por conta dessas funções, o colágeno é muito usado para fins estéticos, sendo encontrado em produtos cosméticos para pele, cabelos e unhas.

Alimentos e colágeno

A maior fonte de colágeno na alimentação são os produtos e os alimentos de origem animal, como carnes vermelhas ou brancas e a gelatina convencional. A recomendação é de que as fontes alimentares ricas em colágeno sejam consumidas diariamente. Mesmo assim, somente cerca de 1% será absorvido pelo corpo. A quantidade restante presente no corpo humano é resultado da própria fabricação de nosso organismo, sendo que após os 30 anos há uma diminuição da produção. Por conta disso, a melhor forma de retardar o envelhecimento e garantir uma pele bem firme, é ingerir diariamente suplementos alimentares de colágeno hidrolisado.

Como tomar

Para consumir o colágeno hidrolisado, é possível encontrá-lo em forma de cápsulas gelatinosas, que devem ser tomadas, com um pouco de água diariamente. Ou ainda se pode encontrá-lo na versão em pó. Para ingeri-lo, basta adicionar água, suco, leite ou iogurte. O colágeno hidrolisado em pó dá um aumento na espessura ao líquido. Dessa maneira, ele ficará parecendo um shake. É ideal para quem quer emagrecer, pois dá sensação de saciedade. Outra forma de consumi-lo é usar o colágeno hidrolisado em pó no sabor natural adicionado às sopas.

Destaca-se que essa substância, principalmente na forma de cápsula, não possui calorias, nem açúcar. Já no caso do colágeno em pó, como pode haver a presença de outros componentes, possui em média menos de 50 calorias por porção. Para tomá-lo, basta diluir conteúdo de um sachê ou colocar uma colher de colágeno hidrolisado em algum líquido e consumi-lo. Sugere-se que sejam ingeridos 9 g por dose. Além disso, para potencializar a absorção do colágeno presente nos alimentos ou por meio da suplementação, é importante consumir alimentos ricos em vitamina C, a exemplo da laranja e abacaxi, na mesma refeição. Essa vitamina contribui para melhor absorção do colágeno em oito vezes. Dessa maneira, pode-se potencializar os resultados do colágeno hidrolisado.

Quem deve tomar colágeno hidrolisado

Recomenda-se a suplementação com colágeno hidrolisado a partir dos 30 anos de idade. No entanto, independentemente da idade, sugere-se que o consumo de qualquer suplemento seja feito somente sob orientação do médico ou do nutricionista.

Aconselha-se a suplementação com colágeno a partir dos 30 anos, mas a partir dos 50 anos ela se torna essencial, já que com o envelhecimento o organismo vai deixando fabricá-lo. Por conta disso, a pele fica cada vez mais flácida. Também se indica o uso de colágeno após a gravidez ou após um emagrecimento muito grande. Pois contribui para que a pele volte a ter elasticidade e reduza a flacidez.

Importante ressaltar que junto ao consumo do suplemento alimentar, é necessário que a pessoa tenha uma dieta balanceada e rica em nutrientes, bem como tenha hábitos saudáveis, por exemplo, praticar atividades físicas. Procure um médico e/ou nutricionista para que esse profissional possa te dar mais orientações sobre o assunto, bem como poderá recomendar uma dieta rica em alimentos que possuem colágeno e quais as quantidades necessárias para consumo diário.

Confira Também

peeling

Inverno: é tempo de cuidar da saúde da pele

Estação do ano é ideal para tratamentos com ácidos Com a chegada do inverno é ...