segunda-feira , março 18 2019
Home / Bem-Estar / Qual a Grande Importância das Vitaminas do Complexo B
Cuales-son-los-beneficios-de-la-vitamina-B12-1

Qual a Grande Importância das Vitaminas do Complexo B

Energia é algo que todo mundo deveria ter de sobra, principalmente em feriados prolongados! Muitos estudos alegam que ao aumentar o consumo de vitaminas do complexo B, os níveis de energia tendem a aumentar no organismo principalmente a B1, B6 e B12. Mas como fazer com que o corpo sintetize melhor essas vitaminas? A ponto de potencializar o nível de energia no corpo?

Vitaminas Do Complexo B

As vitaminas do complexo B são vitais para o corpo humano, sua importância é muitas vezes desconhecida por pessoas que não fazem parte da indústria alimentícia, em alguns casos até mesmo por quem faz. Diferente do restante das outras vitaminas, não existe nenhum outro nutriente que singularize a vitamina B, assim como nos casos das vitaminas a e vitamina C.

As vitaminas B também são conhecidas por seus nomes científicos, o que em alguns casos complica um pouco a sua compreensão.

Veja alguns exemplos e entenda um pouco mais desse importante complexo vitamínico.

Vitamina B1 (Tiamina)

Função:

A Vitamina B1 ou Tiamina é essencial para a produção de ATP (Adenosina Trifosfato), a principal moeda de energia para o corpo humano. Além de ser importante para o metabolismo dos hidratos de carbono, gordura e proteína, assim como desempenha papel importante no funcionamento do cérebro e dos músculos.

Fonte:

Arroz integral, Aspargos; Carnes vermelhas; Cereais, Couve e Couve-flor; Farinha de Aveia; Fermento; Legumes; Linhaça e Ovos.

Vitamina B2 = Riboflavina

Função:

A Riboflavina desempenha uma variedade de papéis no metabolismo; muitas reações químicas dependem de enzimas para efetuar o trabalho, e a riboflavina ajuda servindo como um co-fator importante. Pense nisso como um passe VIP: a enzima em pé na fila para entrar pode chegar lá em um dia, mas o co-fator faz com que ela entre rapidamente. A falta desta sustância pode gerar deficiências no crescimento infantil, feridas na boca, nos olhos e na pele.

Fonte:

Amêndoas, Carnes Vermelhas, Cogumelos, Leite, Legumes, Queijos, Vegetais em Folhas e Ovos.

Vitamina B3 = niacina (ou niacinamida)

Função:

Como as vitaminas B1 e B2, a B3 ou niacina é importante para apoiar o metabolismo normal e a produção de energia que o corpo necessita. Participa em muitos dos mesmos tipos de reações químicas, bem como processos onde o DNA é envolvido. A falta desse nutriente pode levar a dores de cabeça, cansaço, anemia e lesões da pele ou na boca.

Fonte:

Carne, Cereais integrais, Ovos, Peixe, Frutas e legumes.

Vitamina B5 = ácido pantotênico

Função:

O ácido pantotênico ou Vitamina B5 está envolvido com enzimas e metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. A deficiência pode resultar numa variedade de sintomas, mas podem incluir fadiga, irritabilidade, ou perturbações do sono ou agitação.

Fonte:

Apenas pequenas quantidades são encontradas na maioria dos alimentos, as principais fontes são grãos integrais, abacate e brócolis.

A vitamina B6 = piridoxina, piridoxal ou piridoxamina

Função:

A vitamina B6 realmente se refere a um grupo de nutrientes, mas todos eles funcionam de modo semelhante ao outro na medida em que eles são utilizados em hidratos de carbono, gordura, proteína e metabolismo. Eles também ajudam os nossos glóbulos vermelhos a transporta o oxigênio ao redor do corpo. A Deficiência resulta em anemia, feridas na boca e língua e conjuntivite.

Fonte:

Leite, ovos, carne, frutas e legumes, como bananas e abacates.

Vitamina B7 = Biotina

Função:

A Biotina suporta o crescimento das células e ajuda no metabolismo de gorduras e proteínas. É também um co-fator importante para mover o dióxido de carbono (CO2) em torno do corpo. As deficiências são raras porque o corpo realmente produz biotina no intestino grosso!

Fonte:

Não há muitas boas fontes de alimentos, mas você pode encontrá-lo na gema de ovo, folhas verdes (especialmente acelga suíça), e amendoim.

Vitamina B9 = ácido fólico ou folato

Função:

A vitamina B9 possui muitos nomes, mas o ácido fólico e ácido fólico são os dois mais comuns e podem ser usados como sinônimos. É importante para os processos de DNA e também atua como um co-factor em muitas reações no corpo. As mulheres, especialmente aquelas em idade fértil, precisam deste nutriente para prevenir defeitos de nascença no cérebro e na medula espinhal durante a gravidez. Outros sinais de deficiência incluem dores de cabeça, irritabilidade e esquecimento.

Fonte:

Na maioria das vezes, ácido fólico ou folato é encontrado em produtos de grãos fortificados e suplementos. Alimentos fontes naturais incluem carne (especialmente o fígado), legumes, ovos e nozes e sementes.

A vitamina B12 = metilcobalamina ou cianocobalamina.

Função:

Por último, mas não menos importante, as vitaminas B12 segue a linha das outras vitaminas, sendo ligadas aos carboidratos, gorduras e proteínas e função DNA! Também desempenha um papel na produção de neurotransmissores no cérebro. A ausência deste nutriente pode levar a anemia, degeneração da medula espinhal, ou depressão em algumas pessoas..

Fonte:

Carnes, frutos do mar, leite e outros produtos de origem animal são as melhores fontes. Alguns alimentos fermentados e produtos fortificados também podem contê-lo.

Ao olhar para esta lista, fica evidente a importância desses nutrientes para a energia do corpo humano! Afinal, vitaminas do complexo B são usadas alguma maneira por quase todas as células em nosso corpo. Quando se trata de fadiga, irritabilidade e inquietação, esses sintomas podem estar relacionado a baixos níveis de algumas dessas vitaminas do complexo B.

Incorporando mais alimentos com esses nutrientes em sua dieta ou completando com um multivitamínico de alta qualidade, a disposição pode ser melhorada, visto que o corpo terá a sensação de ser reenergizado.

Confira Também

sinais-de-cancer-de-mama

Mês da mulher: médico fala sobre a sexualidade no tratamento do câncer

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e o tema sexualidade ...