segunda-feira , março 18 2019
Home / Nutrição / Alimentação Saudável / Como congelar os alimentos e preservar os nutrientes
Escondidinho de Carne Seca

Como congelar os alimentos e preservar os nutrientes

Congelar os alimentos ou deixá-los semiprontos se tornou uma prática muito comum, sem falar que adianta e facilita o dia a dia. Porém, a engenheira de alimentos Samara Kröhling afirma que é preciso guardá-lo de maneira correta e na temperatura adequada, abaixo de -10ºC, para conservar todas as propriedades nutricionais do alimento. “O ideal é que o alimento seja congelado rapidamente após o preparo, não tenha contato com o ar dentro do freezer e que a embalagem possua integridade, dessa maneira o alimento durará por mais tempo”, orienta.

Frango à Cacciatora (2)

Samara lembra ainda que nem todos os alimentos podem ser congelados. Apesar de não trazer nenhum efeito ruim, alguns alimentos perdem a textura, a firmeza e o sabor. “Folhas, ovos, melancia, macarrão sem o molho, banana e pera são alguns exemplos de produtos que estão na lista dos que não devem ser congelados”.

O tempo de armazenamento no freezer é uma dúvida muito comum das donas de casa e também daqueles que querem uma rotina mais prática. A engenheira de alimentos diz que 3 meses é um prazo seguro, podendo muitas vezes chegar a 12 meses, dependendo do produto. Nos alimentos congelados, que podem ser comprados prontos, Samara afirma que os rótulos já vêm indicando o tempo máximo e que ele deve ser respeitado pelo cliente.

Creme Legumes

Já para descongelar os produtos cada alimento segue uma especificidade diferente. Deixá-lo em cima da bancada na temperatura ambiente não é o mais indicado. “O ideal é utilizar o microondas ou forno convencional para efetuar o descongelamento”, afirma a engenheira de alimentos.

Confira Também

81d4292d_shutterstock_182099276.xxxlarge_2x

A fibra que dá pique

Aguentar a rotina corrida que nos impomos exige muita energia. A boa notícia é que ...