segunda-feira , março 18 2019
Home / Saúde / Terremoto nas paredes
woman-stomach-cramps-shutterstock2

Terremoto nas paredes

Todo mundo já sentiu uma dorzinha de estômago alguma vez na vida. Uma azia aqui, uma queimaçãozinha ali…Depois de uma feijoada então, nem se fala!

Mas é muito importante ficar atento, pois se isso for frequente é hora de procurar um médico para saber de verdade o que está acontecendo.

Comece a ouvir os pedidos de socorro do corpo e fique atento.

Azia

É um dos problemas mais frequentes hoje em dia. Uma alimentação descuidada é o principal fator que nos leva a ter aquela sensação de queimadura na garganta que é tão desagradável. Isso acontece quando a musculatura que separa o estômago do esôfago não funciona corretamente, originando assim um refluxo do ácido estômacal para o esôfago dando a sensação de ardor seguida de uma consequente má disposição.

Sinal Amarelo: Se a azia atacar, fuja dos sais de frutas. Eles têm ácido acetilsalicílico, que vai aumentar a acidez do sistema gastrointestinal e pode piorar o desconforto

Gastrite

Caracteriza-se por uma inflamação no estômago e difere da úlcera por ser uma inflamação global e superficial da mucosa, e não localizada como no caso da úlcera. Na gastrite, a destruição da mucosa não vai além da sua camada muscular e as lesões normalmente cicatrizam completamente. Entretanto, se a inflamação persistir, pode acabar propor-cionando o aparecimento de úlceras que podem causar sangramento severo.

Sinal Amarelo: Levar uma vida muito agitada, sem horário para as refeições e sem lazer ocasiona um estresse constante que pode ocasionar uma gastrite ou úlcera.

Ulcera Gastrica

É subdividida em três tipos. O tipo 1 responde por mais da metade dos casos de úlceras gástricas, aparece na pequena curvatura do estômago, não está relacionada ao excesso de acidez gástrica e merece mais atenção. O tipo 2 é encontrada no mesmo local, mas aparece simultaneamente a uma úlcera duodenal em atividade ou cicatrizada. O tipo 3 refere-se as úlceras que se desenvolvem a até 2 centímetros do piloro (orifício de comunicação entre o estômago e o duodeno).

Sinal Amarelo: A maioria das úlceras são tratadas através de medicamentos. Quando são necessários múltiplos tratamentos sem sucesso ou existem complicações como sangramento constante, perfuração ou obstrução, a cirurgia é cogitada.

Câncer

O pior dos problemas que atingem o estômago é a doença em que células malignas são encontradas nos tecidos do estômago. Os tumores do câncer de estômago se apresentam, predominantemente, sob a forma de três tipos histológicos: o adenocarcinoma, o linfoma e o leiomiossarcoma. Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, algumas características como perda de peso, anorexia, fadiga, sensação de plenitude gástrica, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doença benigna ou mesmo o câncer de estômago.

 

Sinal Amarelo: O tratamento cirúrgico é a principal alternativa terapêutica para o câncer de estômago. A cirurgia de ressecção (gastrectomias) de parte ou de todo o estômago associada à retirada de linfonodos, além de permitir ao paciente um alívio dos sintomas, é a única chance de cura.

Certos alimentos na dieta podem diminuir os sintomas dos problemas estomacais:

Coma ovos e pão integral

Para ajudar a controlar os níveis de ácido clorídrico, que em excesso fazem o estômago pegar fogo, prefira pães e bolachas integrais. O grão integral age como calmante e as fibras aumentam a saciedade, evitando a sobrecarga digestiva. O ovo é uma rica fonte de zinco, que repara os estragos na parede estomacal e também equilibra a acidez dos líquidos.

Gelatina e batata são bem vindas

Eles evitam as agressões de outros alimentos e combatem o processo inflamatório. O carboidrato contido na batata facilita o trabalho da digestão. A gelatina fornece aminoácidos, fundamentais para a regeneração e manutenção do corpo.

Anti-inflamatórios naturais

Gengibre, uva e azeite de oliva aliviam o incômodo. O gengibre aumenta a acidez do estômago, facilitando a digestão. A uva (com resveratrol, um antioxidante) e o azeite (com ômega 9, um tipo de ácido graxo) inibem os sinais de inflamação.

Confira Também

Melatonina.sono

Melatonina é vendida em farmácia de manipulação no Estado

A comercialização foi autorizada pela Justiça por meio de uma liminar que libera a importação ...