segunda-feira , março 18 2019
Home / Destaque / Exercícios são aliados para tratamento das varizes
shutterstock_107814236-e1411406216590

Exercícios são aliados para tratamento das varizes

Fazer atividades físicas é uma das ações mais benéficas para a saúde do ser humano, independente da idade. E quanto antes iniciá-la, maiores são as vantagens.

Combinada com uma alimentação balanceada e o descanso necessário (dormir bem e em média de 6h a 8h diárias), a prática de exercícios físicos é, praticamente, a combinação perfeita para garantir não só saúde e bem-estar, como também tonificar a musculatura, evitar o sedentarismo, prevenir e/ou combater algumas doenças, como de obesidade, hipertensão arterial, colesterol e também varizes.

É possível que você tenha várias dúvidas sobre a prática de atividades físicas e problemas de veias dilatada, como: “posso fazer exercícios físicos tendo veias dilatadas?”; “quais as melhores atividades para quem tem varizes?”.

Segundo o Dr. Dráuzio Oliveira, angiologista em Vitória – ES, primeiramente, é importante compreender que as atividades físicas podem ajudar no tratamento de varizes. Por outro lado, quando realizadas em excesso podem até causar essa doença. Ou seja, o segredo para obter benefícios nas atividades físicas é a quantidade e a intensidade dos exercícios, bem como serem orientados por profissionais especializados.

No que diz respeito às atividades físicas, Dr. Dráuzio indica que, mesmo com as veias dilatadas, é possível realizar a maioria dos tipos de exercícios físicos. Obviamente, deve-se tomar cuidado com a carga de cada exercício.

Melhores atividades físicas

Como a maior parte das atividades físicas pode ser realizada por quem tem varizes, na hora de escolher uma, basta verificar quais suas necessidades, disponibilidade de tempo e preferências. Assim, após escolher o que treinará preste atenção a carga do exercício. Entre algumas ótimas opções para se exercitar estão corrida, musculação, caminhada, bicicleta e natação. Mas, entre as atividades mais recomendadas temos as praticadas na água, como hidroginástica e/ou o Deep Water Running, com o qual se faz uma “corrida” ou movimentos de corrida na água.

Lembre-se que somente a prática de atividades físicas e esportes realizadas de modo correto e com orientação e acompanhamento de especialistas faz bem para a saúde e contribuem para o tratamento de varizes. Quando os exercícios forem malfeitos ou feitos de modo incorreto, isso pode agravar o quadro.

Cuidados

Após definir qual será sua atividade física, será a vez de determinar a carga dos exercícios. Quando estiver fazendo-os de modo errado, você sentirá uma queimação e cansaço nos membros inferiores, bem como observar uma sensação de peso e inchaço nesses membros. Para evitar isso, é ideal que se comece sempre com a carga mais baixa. Dessa maneira, você vai adaptando o músculo ao exercício e à carga.

Tão importante quanto a carga dos exercícios, é a periodicidade. O mais recomendado pelos especialistas é realizar atividades físicas, pelo menos, de três a cinco dias na semana, sendo dedicado, em média, uma hora por dia.

Apesar de praticamente todas as atividades físicas sendo indicadas para auxiliar no tratamento de varizes, apenas o boxe que pode piorar ou aumentar as veias dilatadas, pois se fica muito tempo em pé e com poucos movimentos dos membros inferiores.

Melhores tratamentos

Se você está sofrendo com varizes, um dos melhores e mais indicados tratamentos é a crioescleroterapia. Esse método de tratamento garante menos dor e tem muito mais eficácia do que as técnicas tradicionais, bem como se obtêm resultados mais rapidamente.

Você sabia que atividades físicas são aliadas no tratamento de varizes? Já tinha escutado falar desse excelente tratamento, que é a crioescleroterapia? Deixe seu comentário!

Confira Também

Female doctor giving an injection to a patient

Pacientes com câncer não podem tomar vacina de febre amarela  

  Com o recente surto de febre amarela em Minas Gerais, afetando diretamente o Espírito ...