quinta-feira , dezembro 13 2018
Home / Saúde / Filhas de mulheres com diabetes gestacional podem passar pela puberdade mais cedo, diz pesquisa
Diabete gestacional_credito_abcdobebe

Filhas de mulheres com diabetes gestacional podem passar pela puberdade mais cedo, diz pesquisa

Filhas de mulheres obesas, quando estas desenvolvem diabetes gestacional, estão mais propensas a passar pela puberdade mais cedo, segundo pesquisa publicada no American Journal of Epidemiology. O estudo tomou por base a gestação de 421 mães etnicamente diferentes.

O levantamento pretende chamar a atenção para os problemas que podem ser causados pela puberdade precoce, entre outros alertas. Um deles é aumento da chance dessa filha desenvolver o diabetes tipo 2, síndrome do ovário policístico, e câncer na adolescência e idade adulta.

Muito poucos estudos anteriores examinaram a associação entre a gravidez materna ou fatores anteriores à gravidez e o calendário da puberdade nas filhas. Entender o que influencia o início mais precoce da puberdade é importante na concepção de estratégias de prevenção“, explicou Ai Kubo, o principal autor do estudo.

A endocrinologista Gabrieli Ottoni alerta as futuras gestantes, bem como, aquelas que já esperam seus bebês. “É importante, ao longo da vida e durante a gestação manter hábitos saudáveis e uma rotina de atividade física prevenindo assim até problemas futuros do seu filho”, disse.

Segundo a pesquisa, as meninas cujas mães estavam acima do peso, antes da gravidez, e tiveram diabetes gestacional foram 2,5 vezes mais propensas a desenvolver de forma precoce pelos pubianos.

Confira Também

Melatonina.sono

Melatonina é vendida em farmácia de manipulação no Estado

A comercialização foi autorizada pela Justiça por meio de uma liminar que libera a importação ...