quarta-feira , março 20 2019
Home / Destaque / Aprenda a linguagem corporal das pessoas
shutterstock_133805621

Aprenda a linguagem corporal das pessoas

Alguém te diz alguma coisa e você fica com aquela impressão de que não era bem aquilo que a pessoa queria dizer. Essa dúvida pode ser eliminada se você conseguir “ler” uma outra linguagem que ocorre no momento da comunicação: a linguagem corporal. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as pessoas retêm apenas 10% do que ouvem e mais de 50% do que veem. Então, valorize o que vê!

Cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação. E isso vale também para os relacionamentos. Preparamos algumas dicas para te ajudar a “decifrar” pessoas.

Para começar, seguem algumas dicas básicas de linguagem corporal

  1. Mentira: quando as pessoas mentem, aumentam as piscadas, a mão tende a tocar o rosto (boca, nariz, orelha, olhos, cabelos), a voz simula uma tosse e fica embargada. Outros gestos são: mexer a mão para trás ao falar de algo que ainda está para acontecer; fingir procurar algo; levantar ligeiramente um dos ombros ao responder perguntas; desviar constantemente o olhar, buscando o canto superior direito; colocar as mãos para trás ou escondê-las no bolso.
  2. Interesse: Quando a mulher está interessada em um homem ela deixa a orelha visível na direção do pretendente, principalmente as mulheres com cabelos longos.
  3. Em entrevista ou venda: Evite sentar-se de frente para a pessoa, procure ficar a 90º.
  4. Dominando: Em um casal andando na rua de mãos dadas, quem estiver com a palma da mão para trás é o dominante da relação.

Jogo da sedução

Na hora de seduzir, os gestos podem revelar bem mais do que as palavras. Cruzar ou descruzar os braços, inclinar o corpo para frente e arrumar os cabelos são sinais que não podem ser ignorados.

Para entender melhor, fique atenta aos seus próprios sinais. Por exemplo: Você está curtindo uma festa e um cara indesejado “força a barra” por um beijo. Se você estiver sentada, certamente irá posicionar as pernas para fora da mesa, como se fosse fugir a qualquer momento. Seu corpo estará inclinado para o lado oposto de onde ele estiver. É assim. Quando alguém estiver interessado, certamente as pernas estarão posicionadas em sua direção, mesmo que as palavras digam o contrário. Nosso corpo se volta para o objeto de cobiça!

Quer saber mais alguns gestos que expressam interesse em seduzir? Seguem algumas pistas que os gestos podem transmitir no caso da sedução:

timidez

  • Arrumar a gravata ou os botões da manga da camisa;
  • Tocar ou arrumar o cabelo;
  • Mãos na cintura;
  • Exibição de punhos;
  • Os olhos podem dizer muito. A quantidade de vezes que  olhamos para outra pessoa e mantemos o contato demonstra interesse, atenção e relevância.
  • Também em relação ao olhar, muitos homens deixam claro que estão atraídos quando, mesmo que de forma inconsciente, desviam a atenção para a região dos seios da mulher. Forma-se um triângulo imaginário entre os olhos e o colo.
  • Um sorriso simples, mas intenso, ou seja, quando não há uma gargalhada, mas os cantos dos lábios levantam muito e podemos observar os dentes de cima, significa entrega, sensação de confiança. Aproveite o momento! Seu charme está funcionando!
  • Mesmo que o gatinho esteja se fazendo de difícil, se ele adotar a postura de pernas afastadas e mão no bolso com o indicador apontando para… lá, ele está interessado e quer que você perceba sua virilidade.

Atenção na dosagem!

  • Se você se inclina demais na direção da outra pessoa, você vai terminar invadindo seu espaço pessoal.
  • Aproximar-se demais pode demonstrar agressividade.
  • Manter os braços cruzados é um sinal de afastamento e significa que a pessoa não quer se aproximar, que não sente confiança.
  • Uma postura recolhida significa tédio.
  • Mãos na cintura: desafio, agressividade.
  • Indicar com o dedo: desafio.

Saia na frente

No universo do trabalho algumas táticas podem fazer a diferença, seja em relação à impressão que você quer passar no dia a dia ou até mesmo em relação a alguma reunião importante ou tomada de decisão. As dicas que seguem estão no livro “Desvendando os segredos da Linguagem Corporal”, de Allan e Bárbara Pease:

Fique em pé nas reuniões: As reuniões importantes e rápidas devem ser feitas de pé. Estudos mostram que conversas em pé são bem mais curtas que as sentadas. Poupa-se tempo e evita-se que o foco da reunião seja desviado e acabe entrando para o campo pessoal com perguntas do tipo “como vai a família?”.

Coloque seus adversários de costas para a porta: Estudos revelam que ficar de costas para um espaço aberto nos deixa estressados: pressão arterial aumenta, batimentos cardíacos e respiração aceleram… Logo, essa é uma ótima posição para colocar adversários.

Mantenha os dedos unidos: As pessoas que mantêm os dedos unidos e as mãos abaixo da linha do queixo ao gesticular impõem mais respeito.

Ponha os cotovelos para fora: Ao se sentar, mantenha os cotovelos para fora ou sobre os braços da cadeira. Indivíduos tímidos e submissos põem os cotovelos para dentro, procurando se proteger, dando a impressão de assustados.

 

Confira Também

sinais-de-cancer-de-mama

Mês da mulher: médico fala sobre a sexualidade no tratamento do câncer

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e o tema sexualidade ...