segunda-feira , março 18 2019
Home / Sabores / Nem só de Semana Santa vive o bacalhau
capa

Nem só de Semana Santa vive o bacalhau

Democrático, o bacalhau se caracteriza pelo sabor versátil, pois combina com muitos ingredientes e pode ser usado tanto na entrada quanto em pratos principais. Aqui no Estado, esse peixe ganha destaque na Semana Santa, mas quem é apaixonado pela iguaria pode apreciá-la o ano todo,porque ele é o ingrediente principal em muitos pratos de restaurantes da Grande Vitória.

Num contexto histórico, a popularização do bacalhau se deve à colonização portuguesa e, mais à frente, com a chegada da Família Real ao Brasil no século 19. De lá para cá, esse ingrediente recebeu combinações, sabores e amores por parte dos brasileiros. Pensando nisso, listei alguns restôs que investem nessa iguaria.

No restaurante Bacalhauzinho os apaixonados por esse peixe podem se deliciar com um prato que combina a posta do bacalhau com brócolis, batata, azeitona, cenoura e ovos. Claro, regado a muito azeite.

Bacalhauzinho
Bacalhauzinho

Dando um toque refinado ao ingrediente, o Enseada Restaurante Mediterrâneo preparou o “Lombo de bacalhau com purê de ervilhas e molho Vierge”, esse prato é tradicional da casa, mas tinha saído do cardápio. Porém, a pedido de clientes mais antigos, ele está de volta. O prato acompanha um molho português que leva pimentão, tomate, azeite e manjericão.

Enseada Restaurante Mediterrâneo
Enseada Restaurante Mediterrâneo

Outra opção para esse ingrediente é combiná-lo com opções rústicas, como por exemplo, as batatas ao murro. Essa combinação você encontra no Porto do Bacalhau Vila Velha. O prato tem como protagonista o bacalhau, servido sob uma cama de batatas ao murro e, em volta, pimentão, ovos, azeitonas e cenoura.

Porto Do Bacalhau Vila Velha
Porto Do Bacalhau Vila Velha

A iguaria também pode ser servida da forma mais democrática que existe: em forma de petisco. O bolinho de bacalhau não pode faltar nessa lista e a dica é do restaurante Gosto Português, que serve e o petisco acompanhado de geleia de hortelã, que leva frescor e aroma o peixe.

Gosto Português
Gosto Português

Confira Também

Fettutine mozino - Enseada Restaurante Mediterrâneo

Itália é logo aqui

Difícil alguém que recuse uma boa macarronada ou pizza. Por ser tão irresistível que a ...