Home / Dieta / Nutricionista inicia desafio #40diassemaçúcar e dá dicas de como matar a vontade de comer doce
Diga nao ao doce_divulgação

Nutricionista inicia desafio #40diassemaçúcar e dá dicas de como matar a vontade de comer doce

Bianca Cangini dará dicas de alimentos que podem ajudar a controlar a vontade de comer doce em suas redes sociais para quem deseja seguir o mesmo desafio na Quaresma

Desafio lançado: 40 dias sem doces ou guloseimas
Desafio lançado: 40 dias sem doces ou guloseimas #40diassemaçucar

Nos 40 dias que antecedem a Páscoa, muitas pessoas aproveitam a tradição para iniciar algum jejum. A nutricionista Bianca Cangini deu início a um desafio em que terá de ficar sem comer qualquer tipo de alimento que tenha adição de açúcar durante a Quaresma. No desafio #40diassemaçúcar serão válidos somente os alimentos que contém açúcar próprio, como a frutose, presente nas frutas, e os adoçantes naturais, com o stevia.

A nutricionista conta que decidiu aproveitar esta época do ano para tentar ficar sem comer doce, que é uma de suas paixões. “Não é fácil fugir da vontade de comer doces, mas é possível substituir o açúcar por alimentos doces que não possuem adição de açúcar industrial. O objetivo é inspirar as outras pessoas a também evitarem o consumo e perceberem que há outras formas mais saudáveis de consumir algo doce”, explicou Bianca.

Para isso, a nutricionista irá postar em suas redes sociais algumas substituições saudáveis para que o desafio seja concluído com sucesso nesses 40 dias. “Algumas frutas como a banana, a uva e a tâmara são ótimas alternativas. O iogurte, as oleaginosas, o mingau de aveia e os sucos naturais podem ajudar a não cair na tentação de comer doce”, destacou.

Nutricionista compartilha em suas redes sociais dicas para se alimentar sem doces
Nutricionista compartilha em suas redes sociais dicas para se alimentar sem doces

Ainda de acordo com Bianca Cangini, a prática de atividade física também ajudar a controlar o desejo. “Ao realizar o exercício físico, as pessoas sentem menos vontade de comer alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos. Isto acontece porque o exercício físico estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelo consumo de doces”, ressaltou a nutricionista.

 

Conheça abaixo alguns alimentos que ajudam a matar a vontade de comer doces.

Banana – Comer uma banana de sobremesa após a refeição. Esta fruta é rica em triptofano, uma substância que ajudam na produção de serotonina, um hormônio no cérebro que controla, entre outras coisas, a ansiedade e a vontade de comer. Uma dica é adicionar canela.

Maçã – Corte uma maçã em pedaços e cozinhe-a. Se preferir, coloque algumas gotas de mel. O mesmo pode ser feito com a pera.

Tâmara – Fonte de energia, é uma ótima opção para crianças e praticantes de atividades físicas. Tem um sabor bem doce e pode facilmente substituir uma sobremesa.

 Uva congelada – Coloque uma quantidade razoável de uvas num pote e leve-as ao congelador.

Chá de maçã com canela – Ideal para os dias mais frios, quando a vontade de comer doce aumenta. Além de ajudar a controlar esta vontade, fortalece o metabolismo.

Sucos naturais – Além de serem nutritivos e hidratarem, o doce natural da fruta ajuda a tornar o suco um bom substituto da sobremesa. Sugestões: morango, uva, laranja, melancia.

Mingau de aveia – Além de nutritivo, o mingau de aveia pode ajudar a satisfazer a vontade de comer doces.