quarta-feira , setembro 19 2018
Home / Corpo e Rosto / Como manter a pele jovem
lifting-facial

Como manter a pele jovem

Aprenda a retardar o envelhecimento com hábitos saudáveis

 

Conhecer o segredo da juventude eterna é o sonho de muita gente. Mas, enquanto a ciência tenta descobrir qual é, há formas de amenizar os sinais da idade e, até mesmo, retardar o envelhecimento da pele.

Dra Aline Cabral - Dermatologista_JalecoA dermatologista Aline Cabral explica que a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a proteção contra o sol podem fazer uma diferença significativa a longo prazo.

“A saúde e a aparência estão diretamente relacionadas com os hábitos alimentares e o estilo de vida que você escolher. A radiação ultravioleta, o abuso no consumo de álcool, o tabagismo, a poluição, dentre outros, são fatores que provocam o desgaste precoce do órgão. O excesso de peso e os níveis elevados de açúcar no sangue também podem ocasionar o envelhecimento antes do tempo”, aponta.

 

Veja abaixo algumas dicas para ter uma pele jovem e retardar o envelhecimento

Fotoproteção

A exposição solar é o principal fator externo para o envelhecimento da pele e, por esse motivo, a atenção com o sol deve ser redobrada.“É essencial usar filtro solar todos os dias, mesmo em ambiente fechado ou quando o tempo estiver nublado, e reaplicá-lo a cada duas horas”, orienta a médica.

Aline Cabral recomenda ainda proteção da cabeça com boné, chapéu ou viseira, e dos olhos com óculos escuros, além de roupas que cubram os braços e o colo. Evitar tomar sol das 10h às 16h também é indispensável.

Hábitos de vida saudáveis

Com a vida corrida, muitas pessoas ainda consideram difícil manter uma rotina de atividades físicas, assim como uma alimentação balanceada. Entretanto, o cuidado e o carinho com ocorpo reduzem a formação de radicais livres, que são os maiores causadores do envelhecimento cutâneo, pois levam à destruição do colágeno, substância que dá sustentação à pele.

“Os vegetais verdes, os cereais integrais, as frutas cítricas e as secas, os óleos vegetais e as sementes são alguns exemplos de fontes naturais de antioxidantes que devem ser consumidos regularmente”, afirma Aline Cabral.

Hidratar-se com, pelo menos, dois litros de água por dia, e descansar por, no mínimo, seis horas por noite também são igualmente importantes. “Tudo isso ainda vai contribuir para o controle do estresse, que é outro vilão”, completa a médica.

Ingestão de nutracêuticos

Esses produtos são alimentos funcionais ou suplementos alimentares que seguem o conceito de que a beleza vem de dentro para fora. As formulações são compostas por vitaminas, sais minerais, aminoácidos, nutrientes extraídos de plantas, dentre outros promotores da boa aparência, ou seja, que apostam no papel da alimentação saudável como fonte de beleza da pele, dos cabelos e das unhas.

No entanto, Aline Cabral ressalta que essas substâncias, apesar de serem comercializados sem receita médica, devem ter seu uso orientado por um dermatologista. “Todo tratamento apresenta riscos, benefícios e efeitos colaterais, além de ter contraindicações e restrições que precisam ser avaliadas e acompanhadas adequadamente”, alerta.

Produtos tópicos anti-idade

Os derivados da vitamina A (retinol), o ácido hialurônico, as vitaminas E e C, o resveratrol, os tensores (de efeito lifting), os peptídeos (fragmentos de proteína) e outros podem estimular a produção de colágeno e elastina, importantes proteínas do órgão, e estão disponíveis em grande número no mercado, na forma de cremes e séruns anti-idade.

Justamente por isso, também é fundamental a orientação de um dermatologista na hora de definir qual vai ser usado. “A escolha de um bom produto depende de vários fatores, como, por exemplo, a idade, o histórico de alergias e o resultado esperado pela paciente. O melhor creme anti-aging é aquele escolhido especificamente para a sua pele”, destaca.

Procedimentos dermatológicos

Lasers, como o de CO2, o microagulhamento, as radiofrequências, os fios de sustentação, o ultrassom microfocado e os bioestimuladores injetáveis de colágeno, a exemplo do ácido poli-l-lático e da hidroxiapatita de cálcio, são alguns dos procedimentos feitos por dermatologistas que induzem a formação de colágeno.

Confira Também

peelings

Tempo frio é o momento ideal para os cuidados com a pele

O inverno é um grande aliado quando se trata de procedimentos estéticos, pois o sol ...