quarta-feira , setembro 19 2018
Home / Destaque / Poluição do ar pode causar problemas cardíacos
iStock_000071668787_Large-56f61d633df78c78418a40c2

Poluição do ar pode causar problemas cardíacos

É sabido que a poluição do ar, causada por gases poluentes emitidos principalmente por veículos e indústrias, afeta diretamente o sistema respiratório, favorecendo a piora de doenças pré-existentes, como asma, enfisema e fibrose, e facilitando infecções respiratórias como pneumonias, sinusites e tuberculose por interferir com os mecanismos de defesa da via áerea.

Novas pesquisas, no entanto, vêm estudando a poluição atmosférica como um importante fator causador de doenças cardiovasculares. De acordo com a médica pneumologista Jéssica Polese, atualmente é bastante analisada a relação entre a performance em atividade física com a poluição do local onde o exercício é praticado. Há piora da função pulmonar e desempenho quando a atividade física é praticada em locais poluídos. E embora não haja consenso entre a comunidade médica, muitos especialistas preferem indicar que o paciente pratique exercícios em locais fechados em detrimento de ruas, avenidas e calçadões.

“No ar encontram-se predominantemente partículas, sendo alguns sabidamente tóxicos. E pesquisadores estão percebendo que essa poluição provoca estresse oxidativo, responsável por causar arritmias, hipertensão, coronariopatias (infarto) e acidentes vasculares cerebrais (AVC)”, explica a médica.

Além de crianças, idosos e pneumopatas, a Dra. Jéssica Polese esclarece que grávidas também estão presentes no grupo mais vulnerável aos efeitos da poluição atmosférica no organismo. “Algumas pesquisas recentes indicam que a inalação de uma quantidade significativa de poluentes aos quais os moradores de grandes centros urbanos estão expostos diariamente pode contribuir para as más formações no feto, fazer com que o recém-nascido nasça abaixo do peso indicado ou apresente retardo no crescimento”, conclui a pneumologista.

Confira Também

sinais-de-cancer-de-mama

Mês da mulher: médico fala sobre a sexualidade no tratamento do câncer

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e o tema sexualidade ...