quinta-feira , dezembro 13 2018
Home / Nutrição / Alimentação Saudável / Como preparar a salada e mantê-la fresca por toda semana
shutterstock_41814844

Como preparar a salada e mantê-la fresca por toda semana

Comer salada pelo menos uma vez por dia é uma ótima maneira de conservar hábitos saudáveis, entretanto muitas pessoas não possuem o tempo hábil para cortar legumes e vegetais todas as noites.

Então que tal aprender uma maneira de fazer todas as saladas que você precisa ao longo de uma extensa jornada de trabalho semanal? Você notará que suas refeições manterão o frescor de segunda a sexta-feira!

Essa matéria serve como um guia, mas tem espaço para sua criatividade, portanto acrescente o seu gosto e preferências e mãos à massa, ops… Massa não! Salada.

Siga essas dicas aqui sugeridas e note que mesmo que você faça todas às cinco porções de saladas de uma só vez, você ainda pode fazê-las com tipos de recheios e molhos diferentes para cada porção. Uma ótima maneira de perder peso, economizar tempo e dinheiro.

Tipos de Recipientes

How-Make-Salads-Keep-Them-FreshO local onde você trabalha determina o recipiente adequado para a sua situação, recipientes plásticos, livres de BPA (Bisfenoal-A), são provavelmente os mais populares, por serem leves e resistentes, o seu formato também facilita o transporte, além da armazenagem e praticidade na hora de se alimentar esteja onde estiver.

Os frascos de vidros também são boas alternativas, principalmente para quem dispensa o plástico, em geral são recipientes frágeis, portanto fique atento para que eles se mantenham na posição vertical durante o trajeto para o trabalho.

Ambas as opções são baratas, leves e práticas, além de colaborar com a sustentabilidade, pelo fato de ser reutilizável, você descartará menos resíduos no solo.

Escolha aquelas que são planas e de forma retangular, são melhores para ser postas no armário ou geladeira, além de criar maior espaço para os legumes poderem se espalhar, isso evita o encharque e o pré-cozimento.

  1. Comece com as folhas. Para economizar tempo, adquira um pacote de folhas pré-lavadas, no caso de você utilizar as folhas de sua horta ou de um mercado de agricultores, apenas certifique-se que estão completamente secas antes de embalar. Encha o frasco com cerca de ¾ de verduras.
  2. Adicione legumes, feijão e frutas. Ponha cenouras, pepinos, tomates cereja (inteiros), pimentão, brócolis, grão de bico, feijão, milho, ervilhas, ou mesmo frutas como uvas, – mesmo que sua salada seja pequena, faça como o seu coração deseja. Seque cada ingrediente com uma toalha de papel para mantê-los vistosos por mais tempo.
  3. Adicione proteína. Adicione fontes de proteína, como tofu mareado, frango grelhado, ovos cozidos, alguns tipos de queijo em cubos como cheddar, e cozidos (e resfriado) grãos integrais, como quinoa ou arroz integral, adicione-os apenas nas três primeiras porções (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira da). Em seguida, na quarta-feira à noite, adicione as proteínas nos recipientes de quinta e sexta-feira, o mesmo deve ser feito com abacate, nozes e sementes e frutas muito úmidas, como morangos fatiados.
  4. Mantenha o molho de salada até o momento em que você comer a sua. Compre um par de recipientes de tamanho grande e mantenha os dentro da geladeira caso o seu escritório ofereça uma, prefira os frascos com tampas de boca larga, uma vez que são mais fáceis de preenchê-los. Utilize este sistema somente se você pode manter os frascos na posição vertical.

Embalando em potes de vidros

  1. Comece com salada. Desde que você mantenha o frasco na posição vertical, o molho de salada vai ficar separado de seus vegetais, é a melhor opção para quem prefere não temperar a salada no recipiente.
  2. A ordem dos vegetarianos: Comece com legumes mais duros, como cenouras, rabanetes, cebolas, e grão de bico, depois pimentão, cenoura picada e tomate cereja, desta forma a mistura com o molho proporciona um sabor adorável.
  3. Camada de folhas. Isso deve preencher pelo menos a metade do frasco. Como mencionado anteriormente, você pode economizar tempo adquirindo folhas embaladas, ou se preferir utilizar de sua própria horta ou até mesmo comprá-las em feiras e mercados, em todos os casos o importante é verificar se elas estão bem secas.
  4. Proteína. Polvilhe tofu salteado, frango grelhado em cubos ou queijo ralado por cima. Quando postos por último, eles ajudam a empurrar as folhas para baixo. Você também pode adicionar abacate, nozes ou sementes e frutas secas.
  5. Agite quando você estiver pronto. Na hora do almoço, você pode sacudir o recipiente para distribuir o molho de salada, ou se preferir, despeje todo o conteúdo em uma tigela e misture com o garfo.

Confira Também

sinais-de-cancer-de-mama

Mês da mulher: médico fala sobre a sexualidade no tratamento do câncer

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e o tema sexualidade ...