segunda-feira , março 18 2019
Home / Corpo e Rosto / SUA PELE PEDE SOCORRO
shutterstock_309232775

SUA PELE PEDE SOCORRO

Engana-se quem pensa que só o verão traz danos à pele. O inverno também tem seu lado de vilão, sendo preciso que você se cuide muito nessa estação do ano. Nada de deixar sua pele à mercê das baixas temperaturas, do vento e do tempo… cuide sempre dela e ela irá ajudar a demonstrar toda beleza que há em você.

A pele grita!

A pele fica muito fragilizada no inverno e você precisa dar toda atenção necessária a ela. Hidratante, sempre! Se ela ficar ressecada irá envelhecer mais depressa e você, com certeza, não quer que isso aconteça. Aquelas partes que estão constantemente em exposição como rosto, pescoço e mãos; e ainda joelhos, cotovelos e calcanhares, são os maiores sofredores no tempo frio. Para eles: hidratação!

Cada tipo de pele possui uma necessidade específica. Se a sua pele é normal você pode optar por loção e creme; se ela é mista use loção aquosa ou gel com toque seco; na pele seca o melhor é escolher um creme; e na pele oleosa pode ser usado um gel ou fluido. Quando for limpar o rosto, um detalhe importante: água fria. Outra dica é no inverno procurar por hidratantes que contenham uréia ou lactato de amônio. Outros ingredientes recomendados nos cremes são a glicerina e a manteiga de karité.

Na hora do banho, nada de ficar curtindo a água por horas. E a temperatura da água deve ser morna e não quentíssima. Água muito quente irá fazer com que a pele fique mais quebradiça, causando descamações e vermelhidão. Na hora de se secar, muita atenção também: não fique esfregando a toalha pelo corpo. Quando você espalha o hidratante pela pele ainda úmida, a absorção dos nutrientes é mais eficaz.

Suas mãos e seus pés também precisam de cuidados. Para as mãos, que ficam muito expostas, tenha sempre por perto um creme hidratante específico; se tiver filtro solar nele, melhor ainda. Semanalmente você pode fazer uma boa hidratação com o uso de luvas e uma esfoliação para eliminar as células mortas.  Para os pés, procure por meias de qualidade e um sapato que se adapte a eles, principalmente aos dedos.  Há hidratantes específicos para pés, use-os.

Sua pele irá passar muito bem pelo inverno se você, além das dicas acima, usar sabonetes neutros ou sabonetes líquidos e roupas que te ajudem na proteção, além de completar com lenços, chapéus e luvas.

Lábios de mel

Essa região sofre muito com as mudanças de temperatura e com o ar seco. Devido à falta de hidratação natural e por ser fina e frágil, a boca precisa se manter hidratada. Um dos primeiros sinais da desidratação são aquelas peles que vão se soltando. Se tentamos arrancar, acabamos deixando o local ardendo e até sangrando. Sem contar as rachaduras que ficam.

Além da boa manteiga de cacau, existem também protetores em bastão ou creme. Vai uma outra dica: procure por produtos que sejam compostos por ingredientes como vaselina, cera de abelha ou de carnaúba, vitamina E, cânfora, mentol, manteiga de karité, aloe vera ou óleo mineral.

Alimentação hidratante

Atitude número um no inverno: ingerir bastante líquido. Como a sede é menor nesse período, acabamos nos esquecendo da hidratação. Temos que nos lembrar também da importância de alimentos como frutas que são ricas em vitamina C como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, e vegetais como brócolis, repolho, cenoura, entre outros, pois são ricos em antioxidantes e ajudam a retardar o envelhecimento.

Devemos colocar em nossa alimentação nutrientes como os ômegas 3, 6 e 9 e o magnésio, além de cereais integrais e grãos. A soja é um alimento importantíssimo a ser incluído nessa dieta de inverno.

 

Confira Também

Female doctor giving an injection to a patient

Pacientes com câncer não podem tomar vacina de febre amarela  

  Com o recente surto de febre amarela em Minas Gerais, afetando diretamente o Espírito ...