segunda-feira , março 18 2019
Home / Saúde Bucal / Tabagismo e seus danos à saúde bucal
Cigarro sendo quebrado

Tabagismo e seus danos à saúde bucal

Mesmo com pesquisas que mostram a diminuição do vício em cigarros, o número de usuários ainda é considerável e o tabaco é um fator de risco que pode ocasionar várias doenças bucais, dentre elas o câncer.

Seja para relaxar, por estilo ou só prazer. O ato de fumar é responsável por uma série de riscos à saúde, principalmente da boca. O tabagismo está associado aos cânceres de lábio e da cavidade bucal, faringe, esôfago e laringe. E, de acordo com o Ministério da Saúde, o índice de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos, sendo 10,8% de brasileiros fumantes ativos. Os dados da pesquisa foram divulgados em 2015. Mesmo com números positivos, o tabagismo sozinho responde por, pelo menos, 22% de todas as mortes por câncer no país. Isso segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

De acordo com Carolina Brioschi, ortodontista, além do câncer de boca, o cigarro ainda pode ser responsável por outros danos à saúde. “O tabagismo também é pode ocasionar em doença periodontal e a halitose, manchas nos dentes e até a perda de dentes”, comenta. Carolina ainda explica que uma das causas do mau hálito são os produtos da combustão do tabaco, porque os odores da fumaça inalada são expelidos durante a fala e a respiração.

Drª Carolina Brioschi - ortodontista
Drª Carolina Brioschi – ortodontista

“Além disso, na boca, o cigarro agride as células da mucosa diminuindo sua capacidade de cicatrização e de defesa, o que a deixa mais sujeita à ação de bactérias, vírus e fungos. Outro fator preocupante é que o tabaco contém substâncias cancerígenas que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de várias doenças e câncer”, comenta a ortodontista.

Para casos mais leves, em que os dentes ficam amarelados, Carolina Briosch revela que é necessário fazer a Terapia Periodontal, tratamento para a remoção do tártaro e o tratamento de perda óssea. “Também existem casos mais severos em que o paciente pode chegar a perder os dentes. Nesse caso, é preciso um tratamento Periodontal cirúrgico, que repõe os dentes perdidos, limpeza dentária e idas constantes ao dentista”, conclui.

 

Confira Também

Carina Altoé

Saúde bucal: cuidado desde a infância

Os cuidados com a saúde começa desde bem pequeno, mas a higiene bucal também deve ...