sexta-feira , fevereiro 22 2019
Home / Bem-Estar / Tênis de Corrida – Hora de voar com os pés no chão!
tenis-780x439

Tênis de Corrida – Hora de voar com os pés no chão!

Depois de tanto tempo parado (a), você decidiu colocar o corpo em movimento e voltou à ativa, corrida foi à opção mais adequada; mesmo trabalhando praticamente 24 horas por dia, conseguiu separar um “tempinho” para isso, já escolheu o lugar e o horário ideal, colocou o isotônico no squeeze para gelar e montou a playlist com o melhor das bandas de rock internacional, tudo certo para começar a correr até você perceber que precisa comprar um tênis.

Diante a tamanha diversidade no mercado com os mais variados tipos e modelos, qual tênis adquirir? O mais bonito? O mais barato? Ou o com maior evidência?

Por incrível que pareça, cientistas do mundo inteiro trabalham constantemente para criar um produto que seja capaz de responder essa pergunta. Um produto aparentemente simples que envolve demasiada tecnologia. Tudo para que a sensação de correr seja bem próxima com a de voar. Pode até parecer propaganda de marca famosa, mas a verdade é que quando se usa o tênis adequado, o prazer em correr toma proporções gigantescas.

E para que a propaganda não te iluda e faça você correr até a próxima loja comprando o primeiro modelo que estiver na prateleira, e bom ficar atento quanto à funcionalidade, que no final das contas é o que realmente importa.

Funcionalidades

Mas qual é a verdadeira função do Tênis para quem pratica a corrida? Você já parou para pensar?

Simples! O tênis tem duas funções fundamentais para o atleta, primeiro proteger os seus pés e segundo para potencializar a atividade, tanto em velocidade quanto em distância.

Essas duas funções podem ser percebidas de várias formas e ainda assim interligadas, vejamos:

Com o aumento da distância somada à velocidade o peso do corpo tende a aumentar em até três vezes, devido a força de impacto, isso por sua vez gera cansaço e fadiga para o corpo humano que passa a não utilizar as técnicas adequadas de corrida, quando se realiza um movimento de forma incorreta, o risco de lesões é potencializado, no caso especifico em corridas, isso ocorre devido ao choque ascendente no corpo humano proporcionado pelas ondas de impacto.

shutterstock_180581351-e1408550390421

Para se ter ideia, o tênis é capaz de diminuir em torno de 40% esse impacto comparados com pés descalços, tênis com solados de maior maciez, tendem a diminuir ainda mais o impacto, entretanto podem ocasionar menor estabilidade no equilíbrio.

Isso ainda não responde qual o melhor tênis para correr, mas nos dá a direção certa, se limitar a maior ou menor amortecimento é algo um tanto quanto aquém de tudo que a indústria investe em estudo e pesquisa, para se aproximar de um denominador comum é necessário levar em conta fatores como intensidade de treinamento, massa e peso corporal, condicionamento físico, terreno e principalmente estilo e categoria de prova. Veja a seguir as principais categorias de tênis:

Tênis de maior estabilidade:

Indicado para quem possui peso médio, sem problemas críticos de movimentos, e deseja um modelo com maior suporte e durabilidade.

Tênis de maior amortecimento

Se os seus treinos costumam ser longos, essa é a opção adequada, com drop alto, esse modelo possui maior amortecimento é menor suporte, em suma os solados são curvos e/ou semi-curvos estimulando o movimento correto dos pés.

Tênis de maior Desempenho.

Se você for um corredor com muitos quilômetros percorridos esse é o seu modelo, além de dar resposta imediata na pisada possui maior estabilidade, leve e com drop baixo, ele se faz o modelo ideal para treinos ritmados ou competição de tiro,

Para adquirir o seu tênis, leve em conta os pontos aqui apresentados, e direcione para a sua verdadeira realidade, que leve em consideração as suas preferências, de modelo, cor e principalmente conforto, diante dessa informação adquira o modelo que melhor lhe atrair e corra, corra sempre, o mais distante que puder ir.

 

Confira Também

bichectomia 2

Bichectomia: técnica tem feito a cabeça das mulheres

O nome é bem estranho, mas esse procedimento tem como objetivo diminuir as bochechas. O ...