segunda-feira , março 18 2019
Home / Conversa de mulher / SEM FÉRIAS DA TPM
20131001shutterstock_125056724

SEM FÉRIAS DA TPM

Você está curtindo as férias, feliz da vida, e ela vem te fazer aquela visitinha mais que indesejada. A TPM não dá trégua nem mesmo no seu período de descanso.  Irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, inchaço… Esses são alguns dos sintomas que anunciam a chegada de um período incômodo para as mulheres. Se não dá para fugir da menstruação, é possível aliviar a TPM.

Dicas para elas:

Fuja do sal: Evite os produtos industrializados na semana que antecede a TPM. Eles têm grandes quantidades de sal, o que favorece a retenção de líquidos. Corra do inchaço!

Mergulhe: Se evitar o excesso de sal não foi suficiente, nade! A pressão da água irá ajudar.

Exercite-se: Qualquer atividade física pode melhorar a TPM porque libera endorfina, que alivia as tensões. Escolha uma atividade que você curta fazer.

Seja uma mulher de fibra: Procure consumir alimentos ricos em fibras solúveis, como vegetais cozidos, bananas e aveia. Elas irão dar volume às fezes e ajudar na sensação de saciedade.

Xô, mau humor: Fique atenta aos medicamentos. Alguns tipos de antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (fluoxetina, sertralina e citralopam) podem melhorar seu humor nos dias que antecedem a menstruação. Outra dica é: arrume-se! Pois se sentir bonita ajuda quando o assunto é ficar de bem com a vida.

Dê um alívio para a enxaqueca: Analgésicos ou relaxantes musculares ajudam nos quadros de dores de cabeça agudas. Se não funcionar, procure ajuda médica.

Tempere: Açafrão pode melhorar os níveis de serotonina. Um estudo britânico revelou que mulheres que ingerem uma cápsula de açafrão pela manhã e à noite têm diminuição da irritabilidade, depressão e cansaço.

Dicas para eles

Mantenha a agenda atualizada: Saber o período em que sua companheira irá estar na TPM ajuda bastante. Dessa forma, você entenderá melhor as variações de humor dela e a ajudará a enfrentar esta fase do mês.

Evite assuntos polêmicos: Caso seja possível, deixe os assuntos polêmicos para outra hora, pois ela está com os nervos à flor da pele e qualquer coisa que a contrarie pode gerar uma verdadeira guerra.

Ela pode não querer sexo: Estudos já revelaram que grande parte das mulheres perde o desejo sexual quando estão na TPM. Tenha paciência e procure não insistir.

Não estranhe os hábitos alimentares: Há mulheres que durante o período pré-menstrual não querem comer, mas há também aquelas que têm um aumento gigante no apetite. A culpa é dos hormônios!

Não precisa lembrar: A maioria das mulheres odeia quando os homens ficam a todo o momento fazendo piadas ou comentários a respeito do período. Finja que nada está acontecendo. Finja que não há nada fora do comum.

Não se desespere: Se nem todas essas dicas funcionarem, relaxe! Nem a medicina conseguiu acabar de vez com a TPM…

 

Confira Também

bichectomia 2

Bichectomia: técnica tem feito a cabeça das mulheres

O nome é bem estranho, mas esse procedimento tem como objetivo diminuir as bochechas. O ...