segunda-feira , março 18 2019
Home / Meu Carro / Veículos com valores especiais para microempresários, produtores rurais e pessoas com necessidades especiais
key-car-key-hand-man-boy-guy-holding-people

Veículos com valores especiais para microempresários, produtores rurais e pessoas com necessidades especiais

Portadores de doenças crônicas também são contemplados com descontos e taxas especiais para adquirir um veículo

Há algum tempo, ter um carro próprio deixou de ser luxo e se tornou necessidade. Com as cidades cada vez maiores e rotinas mais intensas de trabalho e estudo, muitas pessoas sonham em adquirir um veículo e ter mais autonomia e conforto.

O que poucos sabem é que, além das ofertas e condições diferenciadas de financiamento das concessionárias, existem valores especiais para vários grupos específicos como os portadores de necessidades especiais, os produtores rurais e os microempresários.

key-car-key-hand-man-boy-guy-holding-people

Produtores rurais

Para realizar suas atividades no campo, o produtor rural precisa ter agilidade, para obter produtividade no negócio. Por isso, existem vantagens que facilitam o financiamento na hora de comprar um veículo, que é fundamental para o desempenho do trabalho, seja para levar os insumos para a fazenda ou transportar seu produto até o ponto de venda, entre outras tarefas comuns no dia a dia deste profissional. Por isso, o Governo oferece descontos e programas que garantem melhores taxas e prazos de pagamentos para os produtores rurais.

Uma das opções é o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que apoia financeiramente as atividades agropecuárias, com o intuito de promover o aumento da produtividade rural através de descontos e ampliação de prazos na disponibilização de créditos.

Para conseguir participar do programa, o agricultor familiar precisar ter uma renda bruta anual de até R$ 360 mil e é necessário definir qual projeto pretende desenvolver. A ideia precisa ter como objetivo gerar renda para agricultores familiares ou assentados da reforma agrária. Porém, os recursos podem ser utilizados desde o custeio da safra até investimentos em veículos, máquinas, equipamentos e infraestrutura.

Plano Fazendeiro

O plano fazendeiro é um financiamento específico que permite a compra de veículos novos com prazos e descontos especiais para os produtores rurais. Segundo o Gerente da Vitoriawagen da Serra, Fábio Santório, é importante destacar que a quantidade de parcelas, taxas de juros, descontos e carros obtidos através do plano são estabelecidos pela regra do projeto, que é seguido pelas concessionárias e pelos bancos, e podem variar em cada estado brasileiro. “É necessário comprovar a declaração do imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) ou o cartão de produtor rural, pois facilitam na identificação da área em que está o comprador”, explica Santório.

O Gerente ainda acrescenta que os veículos preferidos pelos agropecuaristas são os carros mais potentes. “Carros com carroceria e amplo espaço interno como as picapes, por exemplo, são as mais procuradas, pois satisfazem as necessidades dos que trabalham no campo”, comenta Fábio.

Microempresários

Uma boa parte das vendas de carros no Brasil são feitas para pessoas jurídicas. Em tempos de dinheiro curto no bolso, o benefício pode ajudar na aquisição de um veículo, com descontos que variam de 10% a 20%. “Muitas vezes, os microempresários não são informados das vantagens e na hora de comprar um veículo acabam escolhendo o varejo”, destaca o Gerente. Para utilizar o benefício, é preciso ter registro ativo no CNPJ. Os microempreendedores individuais também estão na lista.

Portadores de necessidades especiais também são contemplados

Os portadores de necessidades especiais também têm direito a isenções e descontos. Alguns dos tributos isentos envolvem Imposto de Renda, IOF, IPVA, ICMS e tributos que incidem na compra de um veículo. Portadores de doenças crônicas tais como: ortopédicas, neurológicas e oncológicas, comprovadas por perícia médica oficial, também podem requerer os benefícios.