Home / Dia a Dia / Dicas de como controlar o orçamento familiar em tempos de crise
shutterstock_90148960-390x285

Dicas de como controlar o orçamento familiar em tempos de crise

A crise econômica, que já afeta indústria, comércio e por consequência o consumidor, pode ser um momento oportuno para cortar gastos supérfluos e controlar o orçamento da família.

Segundo a coordenadora de cobrança da Dacasa Financeira, Sara Rodrigues, mesmo com a inflação alta, é possível manter o padrão de consumo. “Controle o dinheiro que entra, como o salário e outras fontes de renda, e o que sai, todos os débitos. Dessa forma, dá para ter uma visão de quanto irá economizar e o que de supérfluo pode ser cortado do orçamento”, orienta.

Ainda de acordo com Sara, para ter um bom controle financeiro, é importante que o consumidor saiba fazer as escolhas corretas. Veja algumas dicas para implantar na rotina financeira da família:

  • Controle o seu salário e os débitos, principalmente os sazonais. Planejamento financeiro é como uma dieta – não é que você vai se privar de comprar, mas vai fazer isso com cautela, de forma controlada
  • Pesquise os preços e peça descontos – se comprar à vista, terá descontos
  • Não use o cartão como complemento salarial, nem nas compras cotidianas, como supermercado
  • Pague sempre o total do cartão de crédito. Se precisar pagar o mínimo, programe-se para não realizar compras até a próxima fatura – e pague o total.
  • Corte tudo que é possível, ficando apenas com o mínimo necessário.

Confira Também

bolo-9202

Bolos da vovó

Os sócios Fabrício Sthel e Flávia Gama estão lançando mais novidades na sua Chocolateria Brasil. ...