segunda-feira , março 18 2019
Home / Carreira / Veja dicas para ser efetivado no trabalho temporário de final de ano
shutterstock_125881691

Veja dicas para ser efetivado no trabalho temporário de final de ano

Faltando pouco mais de três meses para o Natal, algumas lojas da Grande Vitória já se preparam para iniciar as contratações temporárias do final de ano. Serão cerca de 2,6 mil vagas para lojas de vestuário, calçados, itens para casa, alimentação, entre outros segmentos. Para quem nunca trabalhou no setor, algumas lojas devem abrir vagas que não exigem experiência.

Com a grande oferta de profissionais no mercado, ocasionada pelo alto índice de desemprego no Estado, a disputa por essas vagas deve ser acirrada em 2015. Por isso, vale a pena se preparar para o processo seletivo.

Segundo a especialista em pessoas e diretora da Curry Coaching, Gisélia Curry, o trabalho temporário é mais do que uma forma de agregar experiência curricular ou de melhorar a renda familiar. “Eu vejo esse trabalho como uma porta de entrada para uma nova oportunidade, uma chance de mostrar na prática o que até então se vê apenas no currículo. É uma ótima oportunidade para profissionais em início de carreira, com pouca experiência ou aqueles com boas qualificações, mas que ainda não conseguiram manter uma estabilidade em sua carreira”, explica.

A especialista em pessoas ainda ressalta que o profissional deve encarar o trabalho temporário como uma plataforma para a efetivação e não deixar de se dedicar. “Mesmo que esse contrato seja apenas por dois, três meses, não significa que o profissional não possa se destacar, ganhar visibilidade e ser convidado a continuar na empresa. Para tentar garantir essa efetividade do emprego, as ações tomadas têm que ser a curto prazo, com foco em resultados imediatos. É um desafio que vale a pena agarrar com unhas e dentes”, afirma Gisélia.

Veja algumas dicas práticas para conseguir a efetivação no emprego temporário:

– Valorize seus pontos fortes: Procure identificar em você, habilidades e conhecimentos que seus colegas de trabalho não possuem, pois isto pode torná-lo mais valioso para a empresa.

– Seja ágil nas tarefas: Quando lhe for dado uma atividade, resolva sempre de forma rápida e eficiente. Busque sempre soluções práticas, mostrando ao seu superior imediato o desenvolvimento das suas atividades.

– Tenha cuidado com a aparência e seja simpático: Tome sempre cuidado com a aparência, mostre preocupação com os resultados, seja sempre educado, faça a diferença no modo que trata as pessoas, sejam elas colegas de trabalhos, superiores, subordinados, fornecedores ou clientes. Uma pessoa educada e simpática torna-se uma peça diferenciada no cenário organizacional, pois transmite boas energias ao ambiente de trabalho.

– Trabalhe em equipe: uma das características mais importantes e valorizadas em um profissional é saber trabalhar em equipe. As empresas têm buscado colaboradores que pensem no grupo e que saibam se relacionar com os colegas. Mostre que está disposto a ajudar.  Independente de seus objetivos e desejos de permanecer na empresa, nada pode ser maior do que sua integridade e ética profissional.